A Fila de 2009: Na Fila da Dúvida 3

terça-feira, 26 de maio de 2009

Na Fila da Dúvida 3

Começo agora a listar espetáculos que não entram em uma classificação tão marcante, como são os espetáculos com Palhaços e os de Teatro de Animação. Mas procurarei separar entre peças nacionais e internacionais. Hoje indico três nacionais:
3 Dicas

1 - Inveja dos Anjos - Armazém Companhia de Teatro - Rio de Janeiro - RJ

A primeira dica de espetáculos nacionais fica por conta da companhia que ja é tradição no Festival. Todos os anos eles aparecem por aqui com um novo espetáculo e claro 2009 não seria diferente.

O Armazém trás para a 41ª Edição do FILO a peça Inveja dos Anjos. Depois de realizar montagens de textos de Nelson Rodrigues e Bertolt Brecht, a companhia retoma o caminho da dramaturgia própria. “Inveja dos Anjos é mais um fruto do processo de criação construído em 21 anos de grupo" (Petrobras Cultural).

"O que se destaca nesta premiada criação da Cia. Armazém é a felicidade com que se combinam, em sua dramaturgia, as partes dialogadas em que uma ação dramática se desenvolve e cenas mais líricas, com falas menos funcionais ou fundadas na visualidade." (Folha Ilustrada)
Com um cenário grandioso (marca da companhia), Inveja dos Anjos conta a história de um grupo de personagens que vive em uma pequena localidade do interior. Onde cada um atravessa uma crise precipidada por mortes ou nascimentos de fato ou simbólicos.

No video abaixo você pode conferir uma entrevista realizada no Festival de Curitiba com a atriz Patricia Selonk, vencedora do Prêmio Shell na categoria Melhor Atriz por esse espetáculo. Na entrevista ela fala um pouco sobre o espetáculo e seus personagens.

Video Youtube:



Dias: 9,10 de junho de 2009 | 20h30
Local:
Teatro Ouro Verde

2 -
Os Figurantes - Casa Laboratório para as Artes do Teatro - São Paulo-SP

A dica fica por conta do grupo dirigido por Cacá Carvalho. Presente nas últimas edições do festival e bem recebido pelo público londrinense, o grupo trás ao FILO 2009 a peça Os Figurantes.

Na ânsia de serem protagonistas de suas vidas, os personagens são, na realidade, figurantes, numa tentativa desesperada de conquistas. Os ritmos do cotidiano fazem com que as angústias urbanas se manifestem pouco. Neste trabalho, eles explodem sem medos, manifestam-se para encaixar-se novamente no vazio de ser figurante da cidade, da vida, no inútil desespero de protagonizar conquistas materiais.

Dias: 15,16,17 de junho de 2009 | 22 horas
Local:
Teatro Usina Cultural

3 - Eldorado - Eduardo Okamoto - Campinas-SP

"Acompanhado de sua rabeca, um cego busca o que nenhum homem jamais pôde encontrar: Eldorado."

O destaque fica para a impressionante interpretação do ator Eduardo Okamoto, "As movimentações corporais do ator transmitem o estado de espírito inquieto do cego; a sua busca desenfreada pelo Eldorado e os percalços que precisa enfrentar, como terrenos íngremes. Sons de animais e da natureza completam os ambientes pelos quais o personagem transita." (Jornal Spiner)

O projeto da peça é o resultado de pesquisas para o doutorado do ator na Unicamp.

Veja um clipe do espetáculo:



Dias:
6,7 de junho de 2009 | 19 horas
Local:
Teatro Zaqueu de Melo

* * *

Amanhã, dicas internacionais.

Tenho recebido e-mails de várias pessoas parabenizando pelo Blog. Agradeço aos e-mails recebidos e invoco todos que estão frequentando 'A FILA' para deixarem seus comentários, opiniões e tudo mais.

É isso ai.

Abraços a todos.

2 comentários:

  1. Muito bom. Estou preparando a minha lista também.

    O blog esta muito bom

    ResponderExcluir
  2. Cade as dicas internacionais?

    ResponderExcluir